Importância do estabelecimento de metas

VOCÊ já definiu suas metas e objetivos para os próximos anos?

Caso não vou lhe dar algumas dicas ….

Primeiro, é fundamental que se organize e se comprometa com seus objetivos quanto maior o nível de comprometimento, melhores e mais rápidos serão seus resultados!

Defina metas SMART (específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e com data limite) e anote para que as sinta tangíveis, além disso, é importante que estas anotações fiquem em algum lugar que você as veja constantemente (ajuda a manter o foco). Em seguida, VOCÊ deverá planejar passo a passo para chegar a seus objetivos…

É muito comum as pessoas trabalharem duro diariamente e terem a sensação de não de não estarem saindo do lugar… Uma das principais razões para este sentimento é de não ter investindo tempo suficiente pensando sobre o que querem da vida, e não fixarem metas formais, bem definidas, concretas…

  • Metas mau estabelecidas: Gostaria de emagrecer no próximo ano; gostaria de aumentar minha renda;
  • Metas bem estabelecidas: Gostaria de emagrecer  8 kg nos próximos 10 meses; Gostaria de aumentar minha renda mensal em 3.000,00 reais;

O estabelecimento de metas é um processo poderoso para VOCÊ pensar sobre o seu futuro e motivar-se para transformar a sua visão de futuro em realidade.

Por que definir metas?

Veja bem, TODAS as pessoas, independe da sua área de atuação (empreendedores, empresários, atletas, etc…) bem sucedidas tem metas bem estabelecidas! Definir metas lhe ajuda a traçar o caminho que irá percorrer, o tempo que irá gastar, além de contribuir com a motivação diária que é necessária para o alcance dos seus objetivos em curto, médio e longo prazo!

Metas bem definidas irá lhe ajudar a:

  1. Concentrar estudos e ganho de conhecimento;
  2. Organizar seu tempo e recursos para que você possa tirar o máximo proveito da vida;

Começando a estabelecer metas pessoais

Existem várias formas para o estabelecimento de metas pessoais e uma dela é definir o que você vai fazer com a sua vida nos próximos 5 a 10 anos. Identifique o que você deseja para este período, como por exemplo, comprar um apartamento, fazer um mestrado doutorado, montar sua própria empresa, etc…

Agora VOCÊ deve dividir esse desejo em alvos menores!

Veja este exemplo!

Se seu objetivo for de ingressar em um programa de mestrado você pode iniciar da seguinte maneira:

  • Definir o que deseja estudar
  • Identificar os possíveis professores (orientadores) que possam ser seu orientador
  • Desenvolver um projeto de pesquisa
  • Apresentar ao possível orientador, caso ele aceite ser seu orientador, investir no processo seletivo e se matricular no programa;
  • Cumprir as disciplinas;
  • Desenvolver o projeto;
  • Defender sua tese;
  • Pronto, meta alcançada! Estabeleça a próxima!

Obs. Esta mesma linha racional serve para qualquer tipo de objetivo!

É por isso que o processo de estabelecimento de metas inicia olhando para seus objetivos de vida. Então, identifica as coisas que pode fazer em, digamos, nos próximos cinco anos, em seguida, no próximo ano, no próximo mês, na próxima semana, e hoje, e começa a andar na direção delas.

Atenção! Mantenha o FOCO!

Uma vez definido o primeiro conjunto de metas, mantenha o processo em andamento, revendo e atualizando diariamente sua lista de tarefas.

Revise periodicamente os planos de longo prazo, e modifique-os para refletir suas mudanças de prioridades e experiência. (Uma boa maneira de fazer isso é agendar revisões regulares mantendo um documento com anotações.)

Dicas importantes!

  • Seja preciso – Defina metas precisas, com datas, horários e valores de modo que você possa medir as conquistas.
  • Defina prioridades –Quando você tem diversos objetivos, definir a prioridade de cada um faz toda a diferença. Isso ajuda a evitar a sensação de pressão por ter muitos objetivos e direciona sua atenção para os objetivos mais importantes.
  • Escreva os objetivos –Isso os torna claros e aumenta sua força.
  • Mantenha as metas operacionais pequenas –as metas de baixo nível que você está trabalhando devem ser pequenas e realizáveis. Se um objetivo é muito grande, pode parecer que você não está progredindo em sua direção. Manter metas pequenas e incrementais aumenta as oportunidades de reconhecimento e recompensa.
  • Defina metas realistas –É importante definir metas que você pode conseguir.

Alcançando objetivos

Quando você cumprir um objetivo, tire tempo para desfrutar a satisfação de tê-lo realizado. Verifique as consequências da realização do objetivo e observe o progresso que fez em relação a outros objetivos.

Se o objetivo era importante, escolha uma recompensa adequada. Isso ajuda a aumentar a auto-confiança.

Agora espero que você separe um tempo do seu dia para o estabelecimento de metas de curto, médio e longo prazo, em seguida defina as prioridades, de tempo em tempo avalie seu desempenho, ou seja, se esta ou não alcançando as metas no tempo estipulado e redefina seus caminhos sempre que necessário! Tenho =certeza que obterá ainda mais sucesso nos próximos anos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *