Avaliação da composição corporal

  1. Avaliação da composição corporal (ACC) é uma prática indispensável para a avaliação e acompanhamento de intervenções como treinamento físico e/ou dieta. Além disso, sua prática pode ser uma ferramenta de grande valia para seu marketing pessoal e de serviço, como também, para a motivação e fidelização de alunos durante suas rotinas de treinamento. Um dos objetivos da ACC é fracionar o peso corporal em dois (massa gorda e massa isenta de gordura) ou quatro componentes (massa gorda,  massa isenta de gordura, densidade mineral óssea e volume residual).

images-9

A ACC pode ser realizada através de diferentes técnicas, no entanto, as mais utilizadas são as duplamente indiretas (dobras cutâneas, bioimpedância e perimetria). Um dos motivos para essas técnicas serem as mais utilizadas é sua simplicidade e principalmente a portabilidade dos equipamentos. Dentro deste contexto a técnica de bioimpedância vem ocupando lugar de destaque, nos últimos anos diversos equipamentos foram criados e desenvolvidos para ACC utilizando a técnica de bioimpedância. Esses equipamentos são muito atrativos devido ao seu fácil manuseio, design e portabilidade.

fb_img_1479673894320

No entanto, quanto a sua prática alguns pontos devem ser problematizados, dentre eles, as equações utilizadas pelos equipamentos e seu processo de validação. Grande parte dos equipamentos de bioimpedância portáteis não passaram por um processo de validação e não apresentam as equações utilizadas pelos mesmos em seus manuais. O processo de validação é um processo pelo qual se testa se os equipamentos conseguem analisar de forma eficiente o que propõe a medir. Infelizmente grande parte dos equipamentos de bioimpedância portátil não passaram por um processo de validação, como também não apresentam as equações de estimativa de composição corporal usadas em seus manuais. Dessa forma, diversos autores questionam a sua utilização no dia dia a dia. Como consequência esses equipamentos tendem a aumentar por demais os erros de medidas, além de não apresentar uma boa reprodutibilidade. Diante do que foi apresentado a utilização desses equipamentos para análise da composição corporal deve ser feita com cautela e se possível evitada.

Talvez você também tenha interesse por este material….

 

 

 

2 comentários em “Avaliação da composição corporal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *